terça-feira, 29 de outubro de 2019

Conversas do cotidiano - Onde?

Conversas do cotidiano
Onde?


A avenida Paulista em São Paulo é um marco da capital. Recheada de locais para se comer, comprar, passear, andar. Mobilidade tem pra todo tipo: patinete, metrô, taxi, tênis, bicicletas amarelas ou não, ônibus. E a diversidade nem se fala. Entre ternos e bermudas, há música no ar; entre prédios e esquinas, faróis; entre Homens, incertezas e certezas.
Sentei-me num canteiro próximo a Rua Augusta para observar visto que esse é um dos meus maiores entretenimentos depois que abandonei os fones de ouvido.
Ao meu lado, em pé, um rapaz bonitinho, com uma camisa xadrez azul, barbinha rala, estufadinho, com jeans passado e vincado conversa com uma garota moderna aparentemente, cabelos rosados com um tintura que não pegou o cabelo todo, piercing no nariz, sem batom, sobrancelhas feias, um macaquinho esquisito.
Rapaz - Ah, não quero almoçar lá porque vai estar todo mundo do escritório. Não sei. O que você acha?
Moça - Qualquer lugar que eu estou é com fome.
Rapaz - Eu também. Chega até dói. Mas aguentar as piadinhas do Ricardo nem pensar. Quero paz!
Moça- Rereré.
Uma senhora se aproxima, batom vermelho sangrento, vestindo blusa e calças bem cortadas, simpática.
Senhora - Por favor, onde fica o Center Norte?
Rapaz - Ali do outro lado, naquele lugar fica o Center 3. Não é Center 3?
Moça - (sorrisinho)
Senhora - Ah, é verdade. Center Norte é na zona leste.
Moça - Zona Norte!
Rapaz - Rereré.
Senhora - Ai, é verdade. Eu trabalhei aqui, mas já faz tempo, está tudo mudado. Um monte de gente, uns cabelos coloridos, homens de mãos dadas, quanto camelô, estou até perdida.
Moça (percebendo que seu cabelo era rosa) - É....
Rapaz - A senhora pode atravessar por ali, atrás da banca de jornal.
Senhora - Banca de jornal nada. É um supermercado. Vende até azulejo. Ah, muito obrigado viu.
E saiu elegante com sua bolsinha caramelo.
Moça - Vamos no "meque" então.
Rapaz - Melhor que as piadas do Ricardo. Bora.
Um senhor se aproxima de mim e pergunta:
Senhor - Por favor, onde fica a Oscar Porto?
Eu - Oi?
Senhor - A Oscar Porto. A rua.
Eu - Oscar Freire?
Senhor - Isso. Confundi.
Eu - Muita gente né? Desce por aqui.
Senhor - Muito obrigado.
(E ele foi pelo lado oposto que falei).
Eu fiquei pensando - Alice no país das Maravilhas é fichinha.
Que dia lindo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário