terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Conversas do cotidiano - Exatas?

Exatas?
Sexta-feira. Noite. Recém saído da clínica, onde sempre é muito bom, onde histórias se cruzam, risadas "gargalham", regam-se massagens, bem estar e energias renovadas.
Voltando para casa, observando, como de costume, mantendo-me vivo nessa cidade ora zumbi, ora vivacidade, ora cores primárias encaracoladas em cores cinzas. Na lotação, em pé, olhar atento, observo um rapaz sentado em seu cantinho de descanso, fones ao ouvido, vendo uma suposta série em seu aparelho celular, uma beleza almodovariana. Aproxima-se uma moça bonita, cabelos afros, olhos jabuticaba e pele reluzente em uma base fora do tom. Cutuca o garoto, falando:
Moça: Ah, segura aí! (Tirando uma mochila gordinha dos ombros).
Rapaz: Opa! (Tirando os fones e desligando o filme à contragosto) Quanto tempo! Me dá!
Moça: Deixa aqui, tá pesada. Voltando do trabalho?
Rapaz: É! Estava vendo uma série. Estou vindo lá do Ipiranga.
Moça: Eu saí da loja agora.
Rapaz: Puxa! Está lá ainda?
Moça: Tô.
Rapaz: Eu agora estou estudando. Difícil.
Moça: Que legal! Tá cursando o quê?
Rapaz: Economia.
Moça: Nossa, você gosta de cálculos?
Rapaz: Mas economia não é cálculo; é Humanas, não é Exatas.
Moça: Eu que não faça as minhas contas que não sobra um trocado.
Rapaz: A economia é mais análise de dados.
Moça: É? Então é uma análise ruim porque ninguém tem dinheiro.
Rapaz: Não tem dinheiro mas compra tudo que vê pela frente. Aqui mesmo. O povo se acaba com a batata.
Moça: Mas aí não é economia, é fome.
(Ouvi uma risadinha abafada, provavelmente alguém também ouvia a conversa)
Rapaz: A Economia analisa justamente esse consumo e essa procura, essa compra.
Moça: Eu nunca faria Economia. Fiz Psicologia. Um ano só.
Rapaz: Parou? É bom estudar.
Moça: É! Mas faltou economia.
(A risadinha aumentou)
Não gostei de Psicologia. Só falavam dos outros.
Rapaz: Mas Psicologia ajuda outra pessoa mesmo.
Moça: Quem quer ajuda sou eu. Ah, não era pra mim.
Rapaz: Faz parte. E agora vai cursar o quê?
Moça: Casamento.
Rapaz: Ãnnnnnnn
Moça: Aproveitou a Black Friday?
Rapaz: Economizei.
Moça: Eu comprei um monte de coisas. Vou descer. Adorei te ver Bruno. Tchau. Aparece um dia lá na loja.
Rapaz: Vou sim. Tchau. Não vai passar numa Americanas, hein.
Até eu ri num riso "monalisástico" e desci também. E ainda vi a mocinha entrando numa loja de maquiagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário