natalMês de Dezembro sempre está associado ao velhinho bonzinho: O Papai Noel. Papai Noel é o cara responsável pela realização da paga pelo bom comportamento durante o ano todo. Quando eu era criança, ao menos, um carrinho de plástico eu recebia. Era de uma alegria! Lembro-me como hoje e nunca desgrudava do tal carrinho. A noite de natal era recheada de comida, familiares e alguns presentes. Tinha um ar de gratidão que tomava conta da noite. Muito bom!
É dessa gratidão que vamos desenhar um pouquinho por aqui. A gratidão e o Teatro.
Fazer teatro é um ato de doação. Para se vivenciar um personagem, o pedido ao universo para dar forma aquela história “papelesca” é o primeiro passo quando o personagem aterriza na sua mão. Ele agora será seu (sr.ator), e por isso, comece agradecendo a responsabilidade dada de contar aos outros a história dele (o personagem) por suas mãos, orquestrada por uma boa direção.
palcoNem sempre e quase sempre, você vai querer pensar nisso ou naquilo para dar vida ao seu personagem. O famoso estudo escrito do personagem, que nada mais é do que colocar no papel características externas e internas que determinam a personalidade dele. Nunca esqueça dos defeitos, porque todo mundo tem defeito. Lembro que quando montei “Outros contos de fadas”, uma adaptação de vários contos infantojuvenis, a parte que eu mais gostava é quando mostrávamos o lado B das mocinhas dos contos de fada.
Esse momento – o da determinação de qual personagem você vai vivenciar – é de primordial gratidão. Seja grato, o receba com braços abertos, não seja crítico. Certa vez, na escola técnica, por volta de uma montagem (Suburbano Coração, de Naum Alves de Sousa), onde eu queria porque queria fazer um personagem – Alfredinho – fiz o teste e não peguei o personagem. O outro ator que pegou o personagem não se sentiu a vontade com as nuances “viadescas” dos personagem e ele acabou voltando para mim. Naquele momento, percebi que a gratidão é um dádiva. Novo que era, poderia muito bem fazer cu doce e dizer “ué, eu não podia fazer o personagem. Agora posso?” (rs). Agradeci, abracei, vivenciei e agora posso contar com o maior orgulho essa história. Portanto, o personagem pede passagem, abra os braços e o receba.
Tenha gratidão pela sua equipe de trabalho. Seus amigos de elenco são importantíssimos para o melhor resultado dos seus estudos, da sua performance, porque teatro é jogo e jogo é grupo. Tenha excelente relação com os técnicos, eles são o seu suporte. Não seja superior, porque a superioridade é uma mediocridade involuntária. Seja grato por conhecer histórias. A direção é seu braço, sua bússola. Já vi e ouvi muitas histórias de atores revoltadíssimos com o diretor porque ele queria entrar cantando, por exemplo, e o diretor muda tudo e o faz entrar calado. Eu já pensei muitas coisas e foram modificadas pela mão do diretor e o resultado era infinitamente melhor. Difícil ter gratidão quando se vai contra o que a gente quer! Gratidão é uma prática, não é um item de supermercado.
publicoTenha gratidão pelo seu público. Ele é a parte mais importante da sua realização enquanto ator. Sem eles, não teriam aplausos, olhares, pensamentos, retorno. É uma lei de troca! Seja sábio! A sabedoria é um estado da alma que precisa da permissão sua para pedir passagem.
Por fim, agradeça a você! Dialogue contigo o tempo inteiro, porque somos amigos de nós mesmo antes de qualquer coisa. As possibilidades teatrais que você consegue atingir depende dos desafios que você propõe a você mesmo. E, cá pra nós, ter gratidão com a gente mesmo é vida-longa na certa.
Você já fez esse diálogo com você esse ano? Senão, o papai Noel não vai passar na sua chaminé….Ho Ho Ho.
Eu, de cara, agradeço à vocês que acompanham meus textos pelo Kultme, pelas redes sociais, que comentam, que compartilham, que ignoram, que concordam, que não concordam, que utilizam com outras pessoas, que leem. Gratidão ao pessoal do Kultme, as divas kultmescas Renata Bosco e Mayra Bosco pelo convite, carinho e apoio que sempre tenho. Obrigado ano que se vai levando muitas realizações. Obrigado a mim, porque consigo sentar e escrever pensando na minha arte e em vocês. Obrigado aos meus amigos, familiares, conhecidos, conhecidos anônimos….
Aproveitem o Natal, que é o aniversário de Cristo e não o enriquecimento das lojas de departamento (rs) e no Réveillon, seja grato pelo ano que está ficando para trás. Namastê!
Feliz Natal! Feliz 2017!