É preciso não ser preciso
“As pessoas não são más, elas só estão perdidas. Ainda há tempo!” (Criolo)
Essa frase da música do Criolo me inspira demais quando estou no processo de criação teatral.
Há!
É preciso amar o teatro com sabedoria! Não dá pra amar o teatro porque é lindo ser ator. É preciso entender o processo, o caminho. É preciso deixar de acreditar que você é o máximo! Que tudo mundo gosta de você e daí você vai fazer uma peça e todo mundo vai ir. É preciso
não acreditar no dinheiro somente. É preciso levar as dúvidas para casa e transformá-las em ação ou argumentação, com propriedade. É preciso não ser preciso quando necessário. É preciso não ser maior que o próprio ego. É preciso usar o ego. É preciso perceber que você é uma pessoa. É preciso saber que você é uma pessoa em prol de outras pessoas. É preciso amar o teatro porque ele te escolheu como filho. É preciso aproveitar as fraquezas. É preciso não ser o cara! É preciso dialogar: com os outros e consigo mesmo. É preciso acreditar no dramaturgo. É preciso ouvir os atores. É preciso saber que o diretor é o diretor. É preciso não contar com o ovo no cú da galinha. É preciso não viajar na maionese se nem espaço para ensaio você tem. É preciso pensar que não pensar no teatro, desopila o fígado. É preciso não “SER DO TIATRO”. É preciso distanciar para entender e aproximar para atingir. É preciso acreditar que as pessoas não são más, elas só estão perdidas, que o tempo é nosso amigo e a preguiça mental é nossa maior inimiga.
É preciso……..gostar da vida…….para ….lidar…..com ela!
Indicação
A metamorfose é a mais célebre novela de Franz Kafka e uma das mais importantes de toda a história da literatura. Sem a menor cerimônia, o texto coloca o leitor diante de um caixeiro-viajante – o famoso Gregor Samsa – transformado em inseto monstruoso. A partir daí, a história é narrada com um realismo inesperado que associa o inverossímil e o senso de humor ao que é trágico, grotesco e cruel na condição humana – tudo no estilo transparente e perfeito desse mestre inconfundível da ficção universal.
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