Empty Stage
O palco é o maior parceiro do ator. Seja onde for, o palco está lá, sob os nossos pés, no horizonte do nosso olhar. Palco vazio é poético demais, palco cheio é fantástico demais, palco iluminado é artístico demais, palco lotado é obra de arte, palco descoberto é iluminado pelos céus. Palco é palco, o resto é silêncio!
Entreatos
Nasci vazio
Não espero sentado, espero deitado
Grandes e longos vestidos pretos, às vezes não
Consigo enxergar de onde estou
Eles abrem passagens para muitas personas
Em cima de mim,
Globo, varas, holofotes e gelatina. Bambolina?
Alguém pisa em mim
E eu adoro, nada de sadomasô
É amor!
Alguém molha-me
Eu enxugo, me lambuzo, não tem dor!
Nasci caminhando com a liberdade
De mãos dadas com a vida e com a morte
Histórias ilustram a minha verdade
Em cima de mim, mil emoções
Choros, risos, medos, esperas
Angústias, brancos, coisas boas, coisas ruins
Nada me abala, eu amparo!
Também, na maioria das vezes, sou de madeira, deveras!
Quando de concreto, sou forte!
Quando de madeira, sou fera!
Ah, eu escuto músicas
Batimentos cardíacos
Falas minúsculas
Respiração respiração respiração
Palavrão!
Ah, eu escuto tudo….
Eu também recebo peso
Quando me transformam, fico feliz
Parece que vou à uma festa
É cor, é luz, pessoas e ator, atriz.
Iluminado, decorado, ouço sussurros de olhares abobados
Da plateia.
No escuro adormeço
Para o próximo espetáculo!
Me chamo palco, amigo do proscênio e filho do teatro.
________________________________________________________________________
Indicação
_______________________________________________________________________
  • Livro para ler: Boca de Ouro, de Nelson Rodriguesboca de ouro
Boca de Ouro o bicheiro “boca amarela”. O homem da dentadura de ouro, quando muda de vida, carrega o poder na boca. Quando Boca é assassinado, seu passado é vasculhado por um repórter de um jornal e Dona Guigui, ex amante do bicheiro, revelando versões distintas de uma mesma história.
Ps.: Quando assisti ao espetáculo “Boca de Ouro” do Zé Celso Martinez Correa no Oficina há muito tempo atrás, como uma lembrança viva, a cena do nascimento de Boca de Ouro na gafieira é um primor no uso do palco, que alías, é uma sensação no Teatro Oficina em São Paulo. Não deixem de conhecer!