João e o pé de…

O sonho de aparecer na TV, fazendo a Malhação ou a novela das 6,7 ou 8, ainda é o maior sonho dos jovens que querem se tornar ator. O problema é que o caminho para isso é um desconhecido total, até porque ele é árduo e não depende somente de fazer um “curso de interpretação para TV com aquele produtor que ninguém conhece”.
O mercado da interpretação para vídeo (TV, cinema, publicidade) é um grande barato! Mas cheio de caminhos, que podem ser espinhosos ou não. Para entrar nesse mercado, há de se ter um alto grau de sabedoria, talento, foco, sorte e amor à arte da interpretação.
Vou contar uma história…
“João se formou ator na escola técnica, tirou seu DRT e resolveu investir no mercado publicitário, porque diziam: ganhava-se muito dinheiro. Como fazer?” – pensou ele.
O primeiro passo foi tirar fotos com ótima qualidade, onde mostrasse sua personalidade e características físicas, com nada de corpo nu, pouca maquiagem, claridade, boa qualidade das roupas escolhidas para as fotos. (Muitas vezes, as roupas aparecem mais que o ator).

Pintando um teste, João será chamado por telefone. Nesse momento, são listados todos os detalhes do comercial (tipo de produto, tempo de veiculação, valor do cachê, dia da (s) diária (s), entre outras. Tire todas as suas dúvidas João! Todas! Comprometimento é fundamental nessa hora: se João disser que vai ao teste, tem que ir! Uma falta injustificada pode tirá-lo do casting. Geladeira nele!
Compromisso firmado é compromisso FIRMADO!
Depois de esperar bastante, ter feito a claquete e gravado, pegar o seu cachê teste (sim, o cachê teste é obrigatório) e fazer o teste, o jeito é ir para casa e aguardar. Se for editado, ótimo. Cruzar os dedos e torcer para ser aprovado. Sendo aprovado, a agência vai ligar e confirmar para prova dos figurinos e o dia da gravação. Depois, só esperar dias para receber seu cachê. Se tiver nota fiscal, vai ganhar mais, se a agência lhe der a nota, vai perder uma porcentagem. Daí só conferir no veículo o trabalho realizado e esperar outro teste.
Outra opção é fazer figuração, mas esse tema vou tratar em outro artigo.
Algumas dicas para você, João…
O mercado publicitário enfrenta crise também.

Não se espante se demorar para ser chamado, porque o Perfil é sempre um diferencial. Todos os atores serão escolhidos por perfil. Não se chateie por isso! Se demorar demais, dê uma ligadinha com educação.
Não é preciso puxar saco (embora tenha muitos). Mostre o seu potencial de trabalho, seu interesse, fotos sempre recentes, bom material (videobook, fotos), aperfeiçoamento em cursos, cortesia, educação e nunca demonstre que está precisando (rs). Mostre que você é sério e quer fazer um bom trabalho.
Quando uma agência negar o seu material, parta para outra. Já dizia Nelson Rodrigues: “A unanimidade é burra”.
Hoje existe uma tendência a “não atores”, “pessoas reais” para se fazer propaganda. Lastimável, haja vista que ser ator não é brinquedinho. Ser ator é estudo, amor, perseverança e talento.
Mas João quis prestar testes de cinema e foi procurar na rede social.

Televisão é teste. Os comerciais são ponto de entrada, um bom agente vai ajudar muito. Mandar seu material e fazer seu cadastro nas emissoras de televisão. Olheiros podem te ver no teatro, nos curtas em vídeo, no cinema, nos comerciais, no youtube e te convidar para fazer teste. Não é o caminho tão fácil, mas é por aí. Também acontecem, os famosos amigos que indicam, os concursos de “programetes” sem pauta. Televisão, na maioria das vezes, é consequência de algum trabalho ou de um padrinho ímpar. Teste do sofá existe? Não posso confirmar nada, ainda não deitei num.

Tem que ser empreendedor. Tem que acreditar na sua arte. Alie a isso uma excelente dose de generosidade e parceria e seja feliz. Fazer qualquer coisa a qualquer custo não leva ninguém a lugar algum.
Com certeza, João, lá na frente, você dirá para você mesmo:
Putz, foi bom pacas!
Indicação
- Livro para ler: O Último Artesão – Walter Avancini, de Ângela Britto

Imperdível para amantes da televisão!
PS.: Tive ajuda de alguns amigos do ramo publicitário, que preferiram o anonimato. Afinal precisam trabalhar! Obrigado amigos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário